1/8

Últimas Notícias:

O que vai passar a

seguir na NRC?

Video (Homilia) na

Eucaristia da Semana

_blog_aquieagora_18022021.jpg

Publicado também no Twitter e FaceBook da Net Rádio Católica

Nos tempos mais recentes, dá a impressão, que temos andado entalados entre a reaprendizagem e a acomodação, isto é, desejando compreender a situação geral e adaptando-nos no particular àquilo que nos é dado viver…pelo pensar, pelo agir e mesmo pelo sobreviver.

Resultado da recente pandemia que se abateu sobre a Humanidade (geral), temos tentado perceber o que isso influenciou a nossa vida (particular), desde as coisas mais visíveis, evidentes e palpáveis até aos aspetos mais simples, recônditos ou menos claros. Tudo mudou e, se tal não aconteceu ainda, então estaremos todos em perigo.

– Parece que muito daquilo em que estava fundada a nossa convivência humana e social foi posto em causa: tivemos de reaprender as saudações entre as pessoas – se bem que se estavam a banalizar tanto as formas como os conteúdos – tal como o modo de nos fazermos próximos – também aqui estava a verificar-se um excesso nos gestos e mesmo nas fórmulas – sendo preciso moderar tal efusividade!
 

– As exigências de higienização vieram introduzir novas formas de estarmos, pois o medo da transmissão do vírus tornou-nos mais cuidadosos. Será que isto não veio denunciar alguma falta de higiene das pessoas, dos lugares e das condições de habitabilidade de espaços, públicos ou privados? As quantidades de gel-desinfetante que foram vendidas não denunciam que nem sempre temos cuidado no trato de uns para com os outros? Certos rituais de salubridade não vieram pôr a manifesto situações de falta de civilidade mesmo na via pública?

– Foi só à custa de serem anunciadas multas e sob a ameaça de penalizações que boa parte da população passou a usar regularmente máscara na rua. As várias e diversas etapas de confinamento continuaram a ser ignoradas por alguns habilidosos, dando a impressão de que somos, como povo, especialistas em tornear as regras, mesmo que estejamos a colocar tudo e todos e perigo... É lamentável, senão mesmo repugnante, que o civismo de muitas pessoas – algumas delas com responsabilidade social e muitas pessoas – algumas delas com responsabilidade social e política – se guie mais pela coacção do que pela convicção, se faça valer

(...)

caminho de emaus_logo.jpg

Publicado também no Twitter e FaceBook da Net Rádio Católica

Nesta edição do Programa Caminho de Emaús, entramos na Quaresma a falar de uma Via-Sacra diferente. Um programa muito interessante e que não poderá perder! E, em "Meditar a Palavra" vamos reflectir sobre as leituras do I Domingo da Quaresma com a Aida Brito.

para ouvir o podcast, clique aqui

Liturgia do Dia:
Aniversariante do Dia:
_semananacionalcaritas.jpg

Publicado também no Twitter e FaceBook da Net Rádio Católica

Organização católica promove peditório online

Lisboa, 24 fev 2021 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa vai celebrar de 28 de fevereiro a 7 de março a sua Semana Nacional, este ano com atenção reforçada aos efeitos da pandemia e um peditório online, destinado às respostas solidárias da organização católica.

“Ao longo deste ano temos conversado – muitas vezes por meios telemáticos – acerca de sofrimentos, de medos, de aflições. Ouvimos muitos lamentos. Encontramos pessoas desanimadas. Muitos  (...)

«E o tempo da Quaresma é exactamente para isso, para que da nossa parte, cada um de nós, pessoal, familiar, comunitária, eclesialmente, cada um de nós, ver o que é eu tenho que repor nesta aliança de Deus comigo, com aqueles com quem vivo em compromisso»

 

Pe. Sílvio Couto na Homilia da Eucaristia Dominical no I Domingo da Quaresma, ano B

(clique aqui, para aceder à versão legendada)

 

amanhecer.jpg
entardecer.jpg

Laudes

Vésperas

Completas

© 2006-21 NRC - Net Rádio Católica - Politica de Privacidade - Condições Gerais

A Net Rádio Católica tem os seguintes Apoios ao Nível da Divulgação:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now